domingo, 26 de julho de 2009

VELHO

VELHO

Nunca tive vergonha, mas esta foi escrita há muito tempo e só hoje tive coragem de postar o porque, não sei, telvez não tenha postado antes por não ter ficado tão boa, não aprendi a dar a outra face para bater...



Velho

Será que um dia ficarei velho
E me contente as tardes um programa de auditório
Tomar sol pelas manhãs numa cadeira de balanço
Imaginando um dia meu enterro, meu velório.

Será que um dia serei um patriota
Preocupado com a decoração de bandeirinhas verdes e amarelas da copa
Ou me tornarei um idiota
Comemorando a venda de livros na Europa.

Será que um dia não conseguirei mais usar o banheiro sozinho
Pra tomar banho ou outras necessidades especiais
Tenho certeza que já terás me esquecido
Pois dentes já não terei mais.

Qual será minha reação ao olhar no espelho
Os cabelos brancos e os olhos tristes
Somente as lembranças do que um dia fui
Hoje só rugas e cicatrizes.

Será que serei exemplo para alguém
Meus filhos, meus netos se um dia eu tiver
O velho rejeitado com muito a ensinar
Com dificuldades até pra ficar em pé.

Será que voltarei a ser criança
“Coma tudinho vovô pra ficar forte,
Não faça isso ou faça aquilo”
Deus eu prefiro a morte.

Nos anos 90 não era assim
Tenho saudades dos meus velhos tempos
Do tempo em que juntos ouvíamos Nirvana
Mas faz muitos anos os bons momentos.

No meu tempo de rapaz moço
Ia às festas, tocava nas bandas
Deixava as meninas enlouquecidas
Eu era bom, era quem mandava.

Nessa época me apaixonei por uma moça
E escrevi pra ela muitos poemas
Não lembro de muito a memória já falha
Não ficamos juntos, tivemos problemas.

Ela era inteligente e bonita e usava umas pulseiras
Eu lembro que sempre que eu a via
Ela me causava um desconcerto
Certamente eu enlouquecia.

Hoje, se ainda estiver viva
Deve ter mais ou menos minha idade
E a última noticia que tive dela foi há uns 30 anos
E ela estava na Europa, acho que em Londres.

Será que serão assim minhas memórias
Será que serei um contador de histórias
Não tenho mais o que aproveitar
Ninguém sabe o dia em que alguém por nós irá se apaixonar.

Rezem por mim
Ainda tenho dentes em minha boca.

Um comentário:

  1. Taí, gostei dessa reflexão...a velhice como tema literário e partindo de um jovem...Legal mesmo.

    ResponderExcluir